top of page
  • Foto do escritorRonerio Macena

Descobrimento e Colonização dos Estados Unidos


Descobrimento e Colonização dos Estados Unidos

Para entender como foi a descoberta dos Estados Unidos, precisamos entender o que estava acontecendo no mundo no seculo 15 e 16.


A Constantinopla foi tomada pelos turcos em 1453, e essa região era uma região muito importante para o continente europeu porque era por ali, pelo mediterrâneo que passavam as embarcações com mercadorias da Índia e para Índia, e os europeus eram muito dependentes desse comercio.


Então os europeus decidiram descobrir uma nova rota que levasse até a Índia e que não precisasse passar mais pelo Mediterrâneo, uma vez que os turcos não estavam muito amigáveis com essa ideia de barcos passando ali o tempo todo.


Foi nesse momento que começaram uma série de expedições pelos oceanos para descobrirem novas rotas.

Cristóvão Colombo

Então, em 1492 o nosso querido amigo famosinho Cristóvão Colombo descobre sem querer o continente americano, na verdade ele descobriu o que hoje é a América Central, ele desembarcou nas Bahamas, depois visitou as Ilhas Guadalupes, Porto Rico, Jamaica, Cuba e Venezuela.

Ponce de Leon
Ponce de León

Mas os Estados Unidos só foram de fato descobertos em 1513 por Ponce de Léon um espanhol super gente boa que chegou na regiao onde hoje é a Florida.


Mas antes de prosseguir preciso abrir um parênteses aqui, de acordo com pesquisas arqueológicas, outros povos já haviam pisado nos Estados Unidos antes, só para vocês terem ideia, estima-se que os Vikings, aquele povo bárbaro e verdadeiros desbravadores, estiveram na América do Norte por volta do século XI.


Ah, e isso sem contar a população nativa americana, aqueles que chamamos de nações indígenas. De acordo com historiadores existiam diversos povos indígenas nos Estados Unidos, algo entre 1 milhão e meio e 15 milhões.


Mas mesmo o primeiro europeu pisando oficialmente nos estados unidos em 1513, a colonização ainda não havia começado.


Os reinos europeus ainda não estavam tão animados com a ideia de colonizar novas terras, afinal de contas isso envolveria muito dinheiro, muito investimento, e não tinha muita certeza se realmente valeria a pena todo esse investimento de dinheiro, pessoas e tempo.


Mas ainda assim houve algumas tentativas de colonização, essas primeiras tentativas foram realizadas por Sir Humphrey Gilbert, entre 1578 e 1583, mas sem sucesso.


Além da Inglaterra outros países também tentaram colonizar os Estados Unidos, a grande verdade é que ali era uma terra de ninguém, todos queriam ser donos mas ninguém ainda estava investindo na colonização, diferente da América do Sul, do Brasil, onde Portugal e Espanha dividiram o continente e cada um se tornou “dono” de uma parte e responsável pela colonização, investimento e proteção de suas novas terras.


Os espanhóis foram os primeiros a explorarem as atuais regiões de Flórida, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia. Tais regiões continuariam sob controle hispânico até meados do século XIX.


Os espanhóis fundaram o primeiro assentamento permanente em território americano, a cidade de St. Augustine, em 28 de agosto de 1565, a qual é conhecida como a cidade americana mais antiga .


Os franceses instalaram-se ao longo da região central dos atuais Estados Unidos, e os neerlandeses e suecos no nordeste, na região onde hoje é Nova Iorque. Durante a década de 1640 os neerlandeses expulsaram os suecos da região.


Somente em 1606 a Inglaterra conseguiu ter sucesso e fundou a primeira colônia britânica em solo americano, isso foi onde hoje é a Virgínia, Jamestown foi o primeiro assentamento britânico fundado no continente americano, hoje essa vila está completamente abandonada.

Jamestown
Jamestown

Os colonos britânicos esperavam encontrar ouro ou outros metais preciosos, mas nada encontraram. Ao invés disso, a Virgínia tornou-se uma colônia agrária, passando a exportar tabaco para o Reino Unido a partir de 1612.


Uma curiosidade sobre a colonização dos Estados Unidos e que talvez explique muito os seus ideais de livre comercio, liberdade e etc, a colonização iniciou por meio da iniciativa privada, isso mesmo meus amigos, a coroa britânica cedeu o direito a colonização a uma empresa fundada em 1606 com esse objetivo, a Virginia Company of London.


Em dezembro de 1606, três embarcações, com cerca de 105 colonos, liderados por Christopher Newport, partiram para a Virgínia. Em 14 de maio de 1607, fundou-se a colônia de Jamestown, no atual Estado de Virgínia. Jamestown foi a capital da Colônia Inglesa até 1699.


Em 1620, peregrinos separatistas da Igreja Anglicana, chegaram no Mayflower e fundaram a Colônia de Plymouth, no atual Estado de Massachusetts, a chegada desses peregrinos foi e é muito importante para os americanos, porque de acordo com eles, trouxe os “pais fundadores”, como george washington e benjamin franklin. Um dos principais feriados dos EUA — Dia de Ação de Graças — é em celebração a esse dia, a chegada dos pais fundadores, e isso foi onde hoje é Massachusetts.

Pais Fundadores dos Estados Unidos
Pais Fundadores dos Estados Unidos

Outras províncias coloniais britânicas foram fundadas pela Grã-Bretanha, ao longo do Oceano Atlântico. Massachusetts foi fundada em 1620, e Nova Hampshire, em 1623. A colónia de Nova Iorque foi fundada em 1624. Esta última colônia aumentaria para o dobro após os britânicos terem expulsado os neerlandeses do nordeste dos atuais Estados Unidos.


Os neerlandeses estavam instalados no que atualmente constitui o sul do Estado de Nova Iorque, numa colônia chamada Novos Países Baixos, cuja capital era Nova Amsterdam. Os Novos Países Baixos foram capturados em 1664 pelos britânicos, e Nova Amsterdam foi renomeada como Nova Iorque.


O primeiro assentamento permanente no Connecticut foi fundado em 1633, Maryland em 1632, Rhode Island em 1636, Delaware em 1638, Pensilvânia em 1643, Carolina do Norte em 1653, Nova Jérsei em 1660, e a Carolina do Sul, em 1670. Maryland destaca-se por ter sido a primeira colônia a permitir a livre prática de religião.


Massachusetts destacou-se em seu pioneirismo na educação, tendo fundado a Faculdade de Harvard - atual Universidade de Harvard - em 1636 - a primeira instituição de educação superior nos atuais Estados Unidos - e o primeiro sistema de educação pública, em 1647.


Entre a década de 1650 e a 1660, os britânicos gradualmente conquistaram os Novos Países Baixos, tendo anexado estas colônias neerlandesas definitivamente em 1664. Nova Amsterdão, capital e maior cidade destas colónias, foi renomeada como Nova Iorque. Em 1672, a primeira estrada de maior importância foi fundada nos Estados Unidos, conectando Boston, capital da colónia de Massachusetts a Nova Iorque, capital da colônia de mesmo nome.


Em 1663, o Rei Carlos II de Inglaterra cedeu a região localizada entre a colônia britânica da Virgínia e a então colônia espanhola da Flórida a oito diferentes proprietários. Esta região era então chamada de Carolina. Em 1712, a Carolina foi dividida em três regiões. A região setentrional tornou-se a Carolina do Norte, e a região central tornou-se a Carolina do Sul. A região sul continuou escassamente habitada, e apenas se tornou oficialmente uma colônia britânica em 1733, sob o nome de Geórgia.


O crescimento populacional foi muito rápido, em 1753, a população dos futuros Estados Unidos era de um 1,3 milhão de habitantes.


A economia das colônias era baseada primariamente na agricultura e na exportação de produtos agropecuários a outros países. Então, as Treze Colônias já atraíam milhares de imigrantes anualmente, tornando-se uma sociedade multicultural.


No século 18, os britânicos já possuíam 13 colônias no atual território dos Estados Unidos. Em 1774, o Parlamento Britânico aprovou atos buscando afirmar sua autoridade sobre as colônias britânicas da América, incluindo o fechamento do porto de Boston. Tais atos foram considerados inaceitáveis pelos colonos. No mesmo ano, os colonos reuniram-se, na Filadélfia, para o primeiro Congresso Continental.


Em 1776, as 13 colônias romperam com a Grã-Bretanha. Membros do Congresso Continental, reunidos na Filadélfia, assinaram a Declaração de Independência, aprovada em 4 de julho de 1776. Seguiu-se uma guerra pela independência.

Mas ai já é assunto para um post aqui no Blog =)

E por último mais uma curiosidade que talvez você ainda não saiba, tudo isso que eu falei sobre a colonização americana é referente apenas a costa leste dos Estados Unidos, isso mesmo, a região central e a costa oeste não pertencia à Gra-Bretanha, elas eram divididas entre a França e a Espanha, e somente a partir do seculo XIX essas regiões começaram a integrar o que hoje conhecemos como os Estados Unidos, mas esse tambem é o tema para um outro post aqui no blog, porque senão ficarei ate amanha falando de todos esses detalhes.



Bem, eu espero que voce tenha gostado desse post e você pode também assistir a um vídeo que eu fiz falando sobre a colonização americana, basta clicar no link abaixo.


Ah, e claro, já deixa seu joinha no vídeo e se inscreva no canal ;)



5.782 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page